A especialização em Comunicação Estratégica e Gestão da Marcas (FACOM/UFBA) visa proporcionar espaço de aperfeiçoamento para profissionais portadores de diploma de graduação das áreas afins além de desenvolver os estudos em comunicação estratégica e gerenciamento de marca no cenário Norte-Nordeste. Visamos ainda contribuir para a qualidade do desempenho dos profissionais que já estão inseridos ou que pretendem ser inseridos no mercado de Comunicação Estratégica e Gestão da Marca.

Corpo Docente

Prof.ª Dr.ª Margarida Kunsch (USP)
Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Foi diretora dessa instituição (2013-2017). É Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.
Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP/CNPq. Publicou os livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 1986; 4a. ed. em 2003 e com várias reimpressões); Universidade e comunicação na edificação da sociedade (Loyola, 1992); e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997, com várias reimpressões). Organizou 35 coletâneas em Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Publicou 82 capítulos de livros e 30 artigos em periódicos científicos, tendo tido 3.945 citações de suas obras, segundo dados do Google Scholar. Formou 21 mestres e 29 doutores. É membro de conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Criou e é diretora da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Alaic, 2004) e da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP, 2004).
Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por uma efetiva participação nas entidades científicas e associações de classe da área de Comunicação do Brasil e do Exterior, sobressaindo, dentre diversos outros, os seguintes cargos por ela exercidos: presidente (2010-2014; 2014-2016) da Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação; presidente (2011-2012) da Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom); vice-presidente (2008-atual) da Ibercom – Associação Ibero-Americana de Comunicação (Porto/Portugal); fundadora e presidente (2006-2008; 2008-2010), da Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas; presidente (1987-1989; 1991-1993) da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; vice-presidente (1992-1995; 1995-1998) e presidente (1998-2002; 2002-2005) da Alaic – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.

Prof. Dr. Wilson Gomes (UFBA)

Prof.ª Sônia Maria Haas (FAPESB)
Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Foi diretora dessa instituição (2013-2017). É Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.
Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP/CNPq. Publicou os livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 1986; 4a. ed. em 2003 e com várias reimpressões); Universidade e comunicação na edificação da sociedade (Loyola, 1992); e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997, com várias reimpressões). Organizou 35 coletâneas em Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Publicou 82 capítulos de livros e 30 artigos em periódicos científicos, tendo tido 3.945 citações de suas obras, segundo dados do Google Scholar. Formou 21 mestres e 29 doutores. É membro de conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Criou e é diretora da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Alaic, 2004) e da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP, 2004).
publicitária, especialista em marketing, 56 anos. Atuou em varejo , vendas, publicidade e propaganda e gestão de comunicação intergada no mercado gaúcho por 25 anos. Na Unisinos, foi professora e diretora de Comunicação e Marketing, somando 12 anos de atuação, realizando a mudança de marca e coordenando as ações dos 30 anos. No mercado baiano, atuou por 12 anos, na ONG ICON- Instituto do Conhecimento, no Goethe Café, na Concreta Engenharia, na FTC Faculdades, e por 7 anos como Gerente de Comunicação da BAHIAGAS, e ainda como docente em curso de especialização da UFBA. Em Brasília, desde Novembro de 2013, é diretora de Comunicação e Marketing na Universidade Católica de Brasília. É também conselheira do Projeto Social CRIARE, na ilha de Itaparica- Bahia. É militante de Direitos Humanos na questão de Desaparecidos Políticos.

Prof. Dr. Giovandro Marcus Ferreira (UFBA)
Professor Aassociado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação ? Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 ? Panthéon-Assas), graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq (Pq).

Prof. Mestre Raphael Medeiros (PósCultura)
Bacharel em Produção em Comunicação e Cultura pela Faculdade da Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador no grupo LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura. Mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

Prof.ª Dr.ª Pollyana Ferrari (PUC/SP)
Pollyana Ferrari é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e consultora web em arquitetura da informação e mídias sociais. Há 25 anos atua no mercado editorial de TI, tendo dedicado os últimos 16 anos à internet. É professora da PUC-SP, PUC-RS, UCS, FAAP e Aberje, nos cursos de pós-graduação em Comunicação . Autora dos livros “Jornalismo Digital”, “Hipertexto, Hipermídia” e “A força da mídia social”, além de 11 participações em livros sobre Comunicação . Com a publicação da obra “Jornalismo Digital” (2003), torna-se uma referência no campo do jornalismo no suporte digital. A abrangência do seu estudo está presente em mais de 550 teses e artigos científicos, tornando-se bibliografia básica adotada nos cursos de Jornalismo e Publicidade no Brasil e em Portugal.

Prof.ª Dr.ª Marlene Marchiori (UEL)
Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), com estudos desenvolvidos no Theory, Culture and Society Centre da Notthingham Trent University, do Reino Unido. Estágio Pós-doutoral em Comunicação Organizacional na Brian Lamb School of Communication, Purdue University, dos Estados Unidos. Tem graduação em Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas e Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de MBA em diversas instituições brasileiras. Escritora, pesquisadora e palestrante tendo publicado mais de 14 obras sobre Comunicação.

Prof.ª Dr.ª Claudiane Carvalho (UFBA, FSBA)
Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Foi diretora dessa instituição (2013-2017). É Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.
Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP/CNPq. Publicou os livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 1986; 4a. ed. em 2003 e com várias reimpressões); Universidade e comunicação na edificação da sociedade (Loyola, 1992); e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997, com várias reimpressões). Organizou 35 coletâneas em Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Publicou 82 capítulos de livros e 30 artigos em periódicos científicos, tendo tido 3.945 citações de suas obras, segundo dados do Google Scholar. Formou 21 mestres e 29 doutores. É membro de conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Criou e é diretora da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Alaic, 2004) e da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP, 2004).
Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por uma efetiva participação nas entidades científicas e associações de classe da área de Comunicação do Brasil e do Exterior, sobressaindo, dentre diversos outros, os seguintes cargos por ela exercidos: presidente (2010-2014; 2014-2016) da Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação; presidente (2011-2012) da Confederação Ibero-AmeDoutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PÓSCOM- Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (Facom/UFBA). No estágio pós-doutoral, financiado pela CNPq, dedicou-se aos estudos de abordagens teóricas da mediatização e circulação aplicadas à produção jornalística. Coordena o Grupo de Pesquisa de Teorias da Comunicação da Intercom. É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso. Na pós-graduação, integra o corpo docente da Especialização em Comunicação Estratégica e Gestão de Marca, da FACOM/UFBA, e atuou como professora colaboradora do PÓSCOM, de 2015 a 2018 (período dos estágios de pós-doutorado). Na graduação, leciona nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Social da Bahia (antiga FSBA), instituição na qual já coordenou o curso de Jornalismo e fez parte da assessoria de comunicação. Tem experiência profissional em redação jornalística, telejornalismo e comunicação estratégica. Atua na área de Comunicação, com ênfase em sociossemiótica, teorias da comunicação e estudos do jornalismo, especialmente, nos seguintes temas: discursos e mídia, narrativa, enunciação, mediatização e circulação.ricana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom); vice-presidente (2008-atual) da Ibercom – Associação Ibero-Americana de Comunicação (Porto/Portugal); fundadora e presidente (2006-2008; 2008-2010), da Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas; presidente (1987-1989; 1991-1993) da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; vice-presidente (1992-1995; 1995-1998) e presidente (1998-2002; 2002-2005) da Alaic – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.

Prof.ª Mest. Suzel Figueiredo (IDEAFIX)
Mestre em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialista em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia pela Escola Superior de Comunicação e Marketing. Graduada em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981). Atualmente é professora da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, diretora do Instituto Aberje de pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, diretora – Ideafix Estudos Institucionais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: mensuração de eficácia da comunicação, avaliação de meios e campanhas de comunicação, avaliação de retenção de mensagens, percepção de valores organizacioais..

Prof.ª Mest. Carla Aragão (UFBA)
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FACED/UFBA e integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), sob coordenação dos professores Nelson De Luca Pretto e Maria Helena Bonilla. Entre janeiro e junho de 2020, realizará estágio sanduíche na Universidade de Barcelona sob orientação do Prof. Dr. Antonio Ramón Bartolomé Pina, como bolsista da CAPES. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, pelo CIAGS, – Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da UFBA (2011). Graduada em Comunicação Social (1997) pela UFBA e especialista em Jornalismo e Direitos Humanos, pela UniJorge (2009). Ex-gestora do Programa Laboratórios Educativos do Instituto Inspirare (2013-2018), responsável pela coordenação do projeto Bairro-Escola Rio Vermelho (Salvador-BA) e pelo projeto Transformando São Miguel dos Campos pela Educação (AL). Há mais de quinze anos, atuando e pesquisando nas áreas de Educação, Comunicação para o Desenvolvimento, Tecnologias Digitais na Educação, Participação das Juventudes e Direitos Humanos. Experiência de cinco anos no Inspirare na implementação de soluções educacionais inovadoras por meio de processos de cocriação e colaboração, com objetivo de promover práticas pedagógicas, currículos e modelos de gestão mais inovadores. Responsável pela coordenação do Departamento de Comunicação do Instituto Social do Mercosul, em Assunção, Paraguai (2010-2013). Entre 2002 e 2010, atuação na ONG Cipó – Comunicação Interativa, na gestão executiva e também na coordenação e implantação de projetos, entre eles, o Agentes de Comunicação para o Desenvolvimento, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, com foco na formação de jovens de escolas públicas em linguagens multimídia. Desde 2006, lecionando como professora convidada em universidades particulares e públicas, na graduação e pós-graduação. Coordenei duas unidades do Projeto Casa Brasil, programa de difusão de TICs do MEC, em parceria com o CNPq. Entre 1995 e 2000, trabalhei como repórter na Gazeta Mercantil, A Tarde, Revista Veja, TV Bahia, Revista Negócios Agrícolas, entre outras.

Prof. Dr. Mitsuru Yanaze (USP)
Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Master Of Business Administration – Michigan State University (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA) , Universidade Paris Descartes Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante.

Prof.ª Mest. Irene Carballido (ESPM/SP)
Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP como bolsista Capes/Prosup. Pós-Graduada em Psicocriatividad pela Universidad Autónoma de Barcelona. Especialista em Branding – Gestão de Marcas pelo Insper-SP. Graduada em Comunicação Social-Publicidade pela Universidade Católica de Salvador e também graduada em Sociologia pela UFBA. Professora de graduação em Publicidade e Propaganda e de módulos em pós-graduação de Naming e Branding, além de cursos in Company. Atua há 20 anos no mercado publicitário e há 19 anos como professora universitária. Sócia e diretora de criação da Alma Comunicação e Causas. Integrante do Grupo de Pesquisa Discursos do Consumo do PPGCOM da ESPM.

Prof. Dr. Adriano Sampaio (UFBA)
Professor associado da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA). Pós-Doutorado pela ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos sobre Marca, Comunicação Estratégica, Planejamento e Gestão Cultural, atua, principalmente, nos seguintes temas: análise do discurso, assessoria em comunicação, posicionamento discursivo, teoria e pesquisa em comunicação e direitos humanos. É líder do Grupo de Pesquisa: LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, certificado pelo CNPQ em 2014. Desde 2010, coordena o programa de extensão Arte, Cultura e Ciência da UFBA, lotado na Facom/UFBA. É co-autor dos livros: “Marca Lugar, Comunicação e Cultura (2018)”,”Discurso, Mídia e Sentido” (2011), ?A construção da violência na televisão da Bahia. Um estudo dos programas Se Liga Bocão e na Mira?(2011) e Temas em Comunicação e Cultura Contemporânea 4 (2004), todos pela Edufba. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas (FACOM/UFBA). Atualmente é também coordenador do CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (IHAC/UFBA), (2019/2020) e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP (2018-2019).

Prof.ª Amine Darzé (ABERJE/ NEOENERGIA)
Possui graduação em Bacharelado Em Comunicação Social Com Habilitação pela Universidade Salvador(1995), especialização em Administração pela Universidade Federal da Bahia(2000) e mestrado em Administração Estratégica pela Universidade Salvador(2006). Atualmente é Professora da Faculdade Delta e Coordenadora de relacionamento com comunidade da Bahia Mineração Ltda.. Atuando principalmente nos seguintes temas:markeitng digital, markeitng, comportamento do consumidor.

Prof.ª Maria Brasil (Essence Branding)
Especialização em Comunicação Estratégica em andamento (Facom/UFBA), possui Graduação em Comunicação e Marketing (Universidade Salvador), com passagem pela Universidad Europea de Madrid e cursos na área pela New York University e Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua na área de Comunicação com ênfase em gestão de marcas, além de integrar o Grupo de Pesquisa: LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, certificado pelo CNPQ.
Calendário Acadêmico
BLOCO 1: COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E PLANOS DE COMUNICAÇÃO
1. Pesquisas de Opinião, Públicos e Mercado
PROF. DRª. SUZEL FIGUEIREDO (IDEAFIX)
01, 03, 08 e 09/09/2020
2. Gestão da Marca em Redes Interativas
PROF. ª RAPHAEL MEDEIROS (PÓSCULTURA)
17, 19/09/2020 – 01 e 02/10/2020
3. Comunicação Integrada como Estratégia
PROF.ª MEST. SÔNIA HAAS (FAPESB)
17, 19, 24 e 26/11
4. Mensuração de Resultados e Gestão do Risco da Imagem Institucional (ROI)
PROF. DR. MITSURU YANAZE (USP)
8, 10, 15 e 17/12
5. Comunicação Estratégica e Política
PROF. DR. WILSON GOMES
22 e 24/02 – 01 e 03/03
6. Planejamento e Gestão da Comunicação Organizacional Estratégica
Prof.a Dr.ª MARGARIDA KUNSCH (USP)
Março/2021
Calendário Acadêmico
BLOCO 2: PROCESSOS AVANÇADOS EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA
7. Marca e Reputação de Imagem Institucional: Estratégias de apoio e patrocínio
PROF. A DEFINIR
A definir
8 .ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM A MÍDIA
PROF.ª DRª. CLAUDIANE CARVALHO (UFBA)
A definir
9. Comunicação comunitária, terceiro setor e responsabilidade social.
PROF.ª MEST. CARLA ARAGÃO
A definir
10. Tópicos Especiais em Produção Cultural: marca e propósito
PROF.ª ESP.ª MARIA BRASIL (ESSENCE BRANDING)
A definir
Calendário Acadêmico
BLOCO 3: MARCA E CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA
11. Posicionamento, marca e convergência midiatica
PROF. DR. GIOVANDRO MARCUS FERREIRA (UFBA)
A definir
12. Comunicação Interna e Endomarketing
PROF.ª DR.ª MARLENE MARCHIORI
A definir
12. Comunicação Organizacional e Empreendedorismo
PROF.ª Esp.ª MARIA BRASIL (ESSENCE BRANDING)
A definir
13. Branding e Gestão de Marcas
PROF. ª MEST. IRENE CARBALLIDO
A definir
Calendário Acadêmico
BLOCO 4: GERENCIAMENTO DE MARCA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
15. Jornalismo Digital, Convergência Midiática e Novos Dispositivos
Prof.ª Dr.ª POLLYANA FERRARI
A definir
16. Comunicação Estratégica, Planejamento e Gerenciamento de Crise
Prof.ª Esp.ª AMINE DARZÉ (ABERJE/BA E NEOENERGIA)
A definir
17. Elaboração de Projetos em Comunicação Estratégica (TCC)
Prof. Dr. Adriano Sampaio (UFBA)
A definir
18. Orientações de TCC
Professores do curso
A definir