A especialização em Comunicação Estratégica e Gestão da Marcas (FACOM/UFBA) visa proporcionar espaço de aperfeiçoamento para profissionais portadores de diploma de graduação das áreas afins além de desenvolver os estudos em comunicação estratégica e gerenciamento de marca no cenário Norte-Nordeste. Visamos ainda contribuir para a qualidade do desempenho dos profissionais que já estão inseridos ou que pretendem ser inseridos no mercado de Comunicação Estratégica e Gestão da Marca.

 

Corpo Docente

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 6

Prof.ª Dr.ª Margarida Kunsch (USP)

Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Foi diretora dessa instituição (2013-2017). É Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP/CNPq. Publicou os livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 1986; 4a. ed. em 2003 e com várias reimpressões); Universidade e comunicação na edificação da sociedade (Loyola, 1992); e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997, com várias reimpressões). Organizou 35 coletâneas em Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Publicou 82 capítulos de livros e 30 artigos em periódicos científicos, tendo tido 3.945 citações de suas obras, segundo dados do Google Scholar. Formou 21 mestres e 29 doutores. É membro de conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Criou e é diretora da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Alaic, 2004) e da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP, 2004).

Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por uma efetiva participação nas entidades científicas e associações de classe da área de Comunicação do Brasil e do Exterior, sobressaindo, dentre diversos outros, os seguintes cargos por ela exercidos: presidente (2010-2014; 2014-2016) da Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação; presidente (2011-2012) da Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom); vice-presidente (2008-atual) da Ibercom – Associação Ibero-Americana de Comunicação (Porto/Portugal); fundadora e presidente (2006-2008; 2008-2010), da Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas; presidente (1987-1989; 1991-1993) da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; vice-presidente (1992-1995; 1995-1998) e presidente (1998-2002; 2002-2005) da Alaic – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.

professores-ufba-facom-salvador-wilson

Prof. Dr. Wilson Gomes (UFBA)

Doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade de Comunicação e do programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da UFBA. É também coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), rede de laboratórios associados que envolve 20 instituições e 50 pesquisadores brasileiros na área de democracia e tecnologias digitais.

sonia-professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 9

Prof.ª Sônia Maria Haas (FAPESB)

Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Foi diretora dessa instituição (2013-2017). É Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP/CNPq. Publicou os livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 1986; 4a. ed. em 2003 e com várias reimpressões); Universidade e comunicação na edificação da sociedade (Loyola, 1992); e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997, com várias reimpressões). Organizou 35 coletâneas em Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Publicou 82 capítulos de livros e 30 artigos em periódicos científicos, tendo tido 3.945 citações de suas obras, segundo dados do Google Scholar. Formou 21 mestres e 29 doutores. É membro de conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Criou e é diretora da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Alaic, 2004) e da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP, 2004).

publicitária, especialista em marketing, 56 anos. Atuou em varejo , vendas, publicidade e propaganda e gestão de comunicação intergada no mercado gaúcho por 25 anos. Na Unisinos, foi professora e diretora de Comunicação e Marketing, somando 12 anos de atuação, realizando a mudança de marca e coordenando as ações dos 30 anos. No mercado baiano, atuou por 12 anos, na ONG ICON- Instituto do Conhecimento, no Goethe Café, na Concreta Engenharia, na FTC Faculdades, e por 7 anos como Gerente de Comunicação da BAHIAGAS, e ainda como docente em curso de especialização da UFBA. Em Brasília, desde Novembro de 2013, é diretora de Comunicação e Marketing na Universidade Católica de Brasília. É também conselheira do Projeto Social CRIARE, na ilha de Itaparica- Bahia. É militante de Direitos Humanos na questão de Desaparecidos Políticos.

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 14

Prof. Dr. Giovandro Marcus Ferreira (UFBA)

Professor Aassociado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação ? Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 ? Panthéon-Assas), graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq (Pq).

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 15

Prof. Mestre Raphael Medeiros (PósCultura)

Bacharel em Produção em Comunicação e Cultura pela Faculdade da Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador no grupo LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura. Mestrando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 4

Prof.ª Dr.ª Pollyana Ferrari (PUC/SP)

Pollyana Ferrari é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e consultora web em arquitetura da informação e mídias sociais. Há 25 anos atua no mercado editorial de TI, tendo dedicado os últimos 16 anos à internet. É professora da PUC-SP, PUC-RS, UCS, FAAP e Aberje, nos cursos de pós-graduação em Comunicação . Autora dos livros “Jornalismo Digital”, “Hipertexto, Hipermídia” e “A força da mídia social”, além de 11 participações em livros sobre Comunicação . Com a publicação da obra “Jornalismo Digital” (2003), torna-se uma referência no campo do jornalismo no suporte digital. A abrangência do seu estudo está presente em mais de 550 teses e artigos científicos, tornando-se bibliografia básica adotada nos cursos de Jornalismo e Publicidade no Brasil e em Portugal.

professores-ufba-facom-salvador-marlene

Prof.ª Dr.ª Marlene Marchiori (UEL)

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), com estudos desenvolvidos no Theory, Culture and Society Centre da Notthingham Trent University, do Reino Unido. Estágio Pós-doutoral em Comunicação Organizacional na Brian Lamb School of Communication, Purdue University, dos Estados Unidos. Tem graduação em Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas e Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de MBA em diversas instituições brasileiras. Escritora, pesquisadora e palestrante tendo publicado mais de 14 obras sobre Comunicação.

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 16

Prof.ª Dr.ª Claudiane Carvalho (UFBA, FSBA)

Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Foi diretora dessa instituição (2013-2017). É Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

Pesquisadora vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA-USP/CNPq. Publicou os livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 1986; 4a. ed. em 2003 e com várias reimpressões); Universidade e comunicação na edificação da sociedade (Loyola, 1992); e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997, com várias reimpressões). Organizou 35 coletâneas em Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Publicou 82 capítulos de livros e 30 artigos em periódicos científicos, tendo tido 3.945 citações de suas obras, segundo dados do Google Scholar. Formou 21 mestres e 29 doutores. É membro de conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Criou e é diretora da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Alaic, 2004) e da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP, 2004).

Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por uma efetiva participação nas entidades científicas e associações de classe da área de Comunicação do Brasil e do Exterior, sobressaindo, dentre diversos outros, os seguintes cargos por ela exercidos: presidente (2010-2014; 2014-2016) da Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação; presidente (2011-2012) da Confederação Ibero-AmeDoutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PÓSCOM- Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (Facom/UFBA). No estágio pós-doutoral, financiado pela CNPq, dedicou-se aos estudos de abordagens teóricas da mediatização e circulação aplicadas à produção jornalística. Coordena o Grupo de Pesquisa de Teorias da Comunicação da Intercom. É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso. Na pós-graduação, integra o corpo docente da Especialização em Comunicação Estratégica e Gestão de Marca, da FACOM/UFBA, e atuou como professora colaboradora do PÓSCOM, de 2015 a 2018 (período dos estágios de pós-doutorado). Na graduação, leciona nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Social da Bahia (antiga FSBA), instituição na qual já coordenou o curso de Jornalismo e fez parte da assessoria de comunicação. Tem experiência profissional em redação jornalística, telejornalismo e comunicação estratégica. Atua na área de Comunicação, com ênfase em sociossemiótica, teorias da comunicação e estudos do jornalismo, especialmente, nos seguintes temas: discursos e mídia, narrativa, enunciação, mediatização e circulação.ricana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom); vice-presidente (2008-atual) da Ibercom – Associação Ibero-Americana de Comunicação (Porto/Portugal); fundadora e presidente (2006-2008; 2008-2010), da Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas; presidente (1987-1989; 1991-1993) da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; vice-presidente (1992-1995; 1995-1998) e presidente (1998-2002; 2002-2005) da Alaic – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 3

Prof.ª Mest. Suzel Figueiredo (IDEAFIX)

Mestre em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialista em Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia pela Escola Superior de Comunicação e Marketing. Graduada em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981). Atualmente é professora da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, diretora do Instituto Aberje de pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, diretora – Ideafix Estudos Institucionais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: mensuração de eficácia da comunicação, avaliação de meios e campanhas de comunicação, avaliação de retenção de mensagens, percepção de valores organizacioais..

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 7

Prof.ª Mest. Carla Aragão (UFBA)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FACED/UFBA e integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), sob coordenação dos professores Nelson De Luca Pretto e Maria Helena Bonilla. Entre janeiro e junho de 2020, realizará estágio sanduíche na Universidade de Barcelona sob orientação do Prof. Dr. Antonio Ramón Bartolomé Pina, como bolsista da CAPES. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, pelo CIAGS, – Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da UFBA (2011). Graduada em Comunicação Social (1997) pela UFBA e especialista em Jornalismo e Direitos Humanos, pela UniJorge (2009). Ex-gestora do Programa Laboratórios Educativos do Instituto Inspirare (2013-2018), responsável pela coordenação do projeto Bairro-Escola Rio Vermelho (Salvador-BA) e pelo projeto Transformando São Miguel dos Campos pela Educação (AL). Há mais de quinze anos, atuando e pesquisando nas áreas de Educação, Comunicação para o Desenvolvimento, Tecnologias Digitais na Educação, Participação das Juventudes e Direitos Humanos. Experiência de cinco anos no Inspirare na implementação de soluções educacionais inovadoras por meio de processos de cocriação e colaboração, com objetivo de promover práticas pedagógicas, currículos e modelos de gestão mais inovadores. Responsável pela coordenação do Departamento de Comunicação do Instituto Social do Mercosul, em Assunção, Paraguai (2010-2013). Entre 2002 e 2010, atuação na ONG Cipó – Comunicação Interativa, na gestão executiva e também na coordenação e implantação de projetos, entre eles, o Agentes de Comunicação para o Desenvolvimento, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, com foco na formação de jovens de escolas públicas em linguagens multimídia. Desde 2006, lecionando como professora convidada em universidades particulares e públicas, na graduação e pós-graduação. Coordenei duas unidades do Projeto Casa Brasil, programa de difusão de TICs do MEC, em parceria com o CNPq. Entre 1995 e 2000, trabalhei como repórter na Gazeta Mercantil, A Tarde, Revista Veja, TV Bahia, Revista Negócios Agrícolas, entre outras.

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 11

Prof. Dr. Mitsuru Yanaze (USP)

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1978), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Master Of Business Administration – Michigan State University (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP. Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA) , Universidade Paris Descartes Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de marketing, gestão de comunicação integrada, retorno de investimentos em marketing e comunicação. Consultor de Empresas e Palestrante.

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 12

Prof.ª Mest. Irene Carballido (ESPM/SP)

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP como bolsista Capes/Prosup. Pós-Graduada em Psicocriatividad pela Universidad Autónoma de Barcelona. Especialista em Branding – Gestão de Marcas pelo Insper-SP. Graduada em Comunicação Social-Publicidade pela Universidade Católica de Salvador e também graduada em Sociologia pela UFBA. Professora de graduação em Publicidade e Propaganda e de módulos em pós-graduação de Naming e Branding, além de cursos in Company. Atua há 20 anos no mercado publicitário e há 19 anos como professora universitária. Sócia e diretora de criação da Alma Comunicação e Causas. Integrante do Grupo de Pesquisa Discursos do Consumo do PPGCOM da ESPM.

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 13

Prof. Dr. Adriano Sampaio (UFBA)

Professor associado da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA). Pós-Doutorado pela ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos sobre Marca, Comunicação Estratégica, Planejamento e Gestão Cultural, atua, principalmente, nos seguintes temas: análise do discurso, assessoria em comunicação, posicionamento discursivo, teoria e pesquisa em comunicação e direitos humanos. É líder do Grupo de Pesquisa: LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, certificado pelo CNPQ em 2014. Desde 2010, coordena o programa de extensão Arte, Cultura e Ciência da UFBA, lotado na Facom/UFBA. É co-autor dos livros: “Marca Lugar, Comunicação e Cultura (2018)”,”Discurso, Mídia e Sentido” (2011), ?A construção da violência na televisão da Bahia. Um estudo dos programas Se Liga Bocão e na Mira?(2011) e Temas em Comunicação e Cultura Contemporânea 4 (2004), todos pela Edufba. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas (FACOM/UFBA). Atualmente é também coordenador do CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (IHAC/UFBA), (2019/2020) e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP (2018-2019).

professores-ufba-facom-salvadorPrancheta 10

Prof.ª Amine Darzé (ABERJE/BA E NEOENERGIA)

Possui graduação em Bacharelado Em Comunicação Social Com Habilitação pela Universidade Salvador(1995), especialização em Administração pela Universidade Federal da Bahia(2000) e mestrado em Administração Estratégica pela Universidade Salvador(2006). Atualmente é Professora da Faculdade Delta e Coordenadora de relacionamento com comunidade da Bahia Mineração Ltda.. Atuando principalmente nos seguintes temas:markeitng digital, markeitng, comportamento do consumidor.

professores-ufba-facom-salvador-maria

Prof.ª Maria Brasil (Essence Branding)

Especialização em Comunicação Estratégica em andamento (Facom/UFBA), possui Graduação em Comunicação e Marketing (Universidade Salvador), com passagem pela Universidad Europea de Madrid e cursos na área pela New York University e Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua na área de Comunicação com ênfase em gestão de marcas, além de integrar o Grupo de Pesquisa: LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, certificado pelo CNPQ.

Calendário Acadêmico

BLOCO 1: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

1. GESTÃO DE MARCAS E REDES INTERATIVAS

PROF. ª DRª. CAROLINA TERRA

07 a 09/02/2019

2. RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO INTEGRADA

PROF.ª DRª. MARGARIDA MARIA KUNSCH (USP)

21 a 23/02/2019

3. COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E GERENCIAMENTO DE CRISES

PROF.ª MEST. CARLA ARAGÃO

28 a 30/03/2019

4.MENSURAÇÃO DE RESULTADOS E GESTÃO DO RISCO DA IMAGEM INSTITUCIONAL

PROF. DR. MITSURU YANAZE (USP)

25 a 27/04/2019

5.COMB 40- Comunicação Organizacional e Empreendedorismo

Prof.a. Maria Brasil (Essence Branding)

14 a 16/05/2020

Calendário Acadêmico

BLOCO 2: BRANDING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA

6. PLANEJAMENTO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

PROF.ª MEST. SÔNIA HAAS (FAPESB)

27 a 29/06/2019

7.ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO COM A MÍDIA

PROF.ª DRª. CLAUDIANE CARVALHO (UFBA)

25 a 27/07/2019

8. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E POLÍTICA

PROF. DR. WILSON GOMES

26 a 28/09/2019

9. TÓPICOS ESPECIAIS EM PRODUÇÃO CULTURAL (ECONOMIA CRIATIVA E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA)

PROFs. DR(as). LYNN ALVES E CÁRMEN LIMA

24 a 26/10/2019

10. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E PESQUISA DE MERCADO

PROF. DRª. SUZEL FIGUEIREDO (IDEAFIX)

28 a 30/11/2019

12. FOTOGRAFIA E IMAGEM INSTITUCIONAL

PROF. DR. RODRIGO ROSSONI (UFBA)

05 a 07/12/2019

Calendário Acadêmico

BLOCO 3: GERENCIAMENTO DE MARCA E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

12. COMUNICAÇÃO INTERNA E ENDOMARKETING

PROF DR MARLENE MARCHIORI

13 a 15/02/2020

13. BRANDING E GESTÃO DE MARCAS

PROF. MEST. IRENE CARBALLIDO

AULAS SERÃO REMARCADAS

14. JORNALISMO DIGITAL, CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E NOVOS DISPOSITIVOS

PROF. DRª. POLLYANA FERRARI (PUC/SP)

AULAS SERÃO REMARCADAS

Calendário Acadêmico

BLOCO 4: MARCA E CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA

15. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA, PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE CRISE

Prof.ª Esp. Amine Darzé (ABERJE/BA E NEOENERGIA)

23 a 25/04/2020

16. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E EMPREENDEDORISMO

Prof.ª. Esp Maria Brasil (Essence Branding)

21 a 23/05/2020

17. ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM GESTÃO DA MARCA E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Prof. Dr. Adriano Sampaio (UFBA)

28 a 30/05/2020

18. COMB 45- Orientações de TCC

Professores do curso

Jun/2020 a Jul/2020